Conhecemos dois viajantes de Curitiba-PR, que estavam a vários dias viajando pela serra gaúcha e chegaram no mesmo dia que nós ao hostel,só que no final da tarde,ficamos conversando e nos falaram que pela manhã cedo,iriam até o cânion Fortaleza, distante 20 km do centro de Cambará. Aproveitamos e pegamos uma carona com eles até o Parque Nacional da Serra Geral , onde está localizado o cânion.
Acordamos as 6:30 da manha,com um baita dia e tempo limpo.Saindo da cidade os primeiros 10 km são de asfalto e restante do percurso até o parque são de estrada de chão ,com bastante pedras soltas,mas em boas condições.
No decorrer do caminho até o parque ficamos apreensivos , porque a névoa cobria uma parte da estrada,e se seguisse assim ficaria praticamente impossível avistar os cânions.
Chegamos na entrada do parque as 8:00 horas da manhã ,com o tempo completamente nublado.
Na entrada do parque possui uma torneira com água pura e cristalina,o senhor que fica na entrada anota a placa do carro , quantos passageiros tem no veiculo,isso tudo para o controle ,brevemente da algumas instruções a respeito do parque e das trilhar e está liberado.
Seguimos mais alguns metros e paramos na entrada da trilha da pedra do segredo e da cachoeira do Tigre preto.
Nessa parte tem as placas avisando o inicio da trilha,e seguindo em frente na estrada passando as placas,tu vai chegar até o mirante Fortaleza , com quase 7,5 km de extensão e uma largura de cerca de 2 km,os paredões do cânion chegam a atingir 900 metros de altura.
No topo do mirante chega-se a 1,240 metros de altitude.
Algumas fotos:
Assim amanheceu o dia em Cambará do Sul,com um belo céu azul.
Já no caminho a neblina se fazia presente
Entrada do Parque da Serra Geral,na primeira foto bem na direita da para ver a toneira
Seguindo alguns metros depois da entrada,chega-se a essa placa,daqui inicia a trilha da cachoeira do Tigre Preto e a da Pedra do Segredo, seguindo reto,vai sair na trilha do Mirante Fortaleza.
Trilha para a cachoeira e a Pedra do Segredo.
Trajeto tranquilo,bem no fim para onde estou olhando, é onde inicia a queda da cachoeira e o caminho passa por cima de um lajeado,atravessando o arroio Segredo.
Arroio Segredo,um bom local para tomar um banho.
Vista de cima da cachoeira do Tigre Preto,por onde passamos para continuar a trilha
Passando o arroio Segredo,avistamos essa placa,seguindo ela passamos por um riacho,a trilha nos leva até as duas placas da foto abaixo
Aqui seguimos em frente e fomos primeiro ver a Pedra Do Segredo
Depois de percorrer 3,5 km na trilha sempre na borda do cânion , chegamos a Pedra do Segredo esculpida pelo vento e pelas chuvas a milhões de anos.
Ela leva esse nome porque intriga quem a visita,como pode um bloco de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas se equilibrar em uma base de 50 centímetros?
UM MISTÉRIO DA NATUREZA
No final da trilha podemos vê-la desse angulo
Mirante da cachoeira,tirei a foto em cima da cachoeira
Quando retornamos até a cachoeira,o tempo se abriu um pouco, assim podemos apreciar melhor a beleza do lugar.Não tem como descrever a beleza.
A energia do lugar é simplesmente INCRÍVEL.
Os paredões lembram uma muralha,dai a origem do nome Fortaleza
Voltando da trilha da Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo,tem uma outra trilha a esquerda,que nos leva até a trilha da borda sul,essa trilha não foi falada em nenhum blog,site que vi.
Nessa trilha fizemos todo o contorno do cânion,o trajeto é tranquilo,vale a pena a caminhada,sem dúvida
Cachoeira do Tigre Preto,vista a parir da trilha da borda sul
A caminhada é sensacional,sempre acompanhada do cânion
- O parque abre somente as 8:00 da manhã e fecha as 18:00 da tarde ,vale lembrar que não há nenhuma infraestrutura no mesmo,aconselho a levar lanches e aguá,ou se abastecer na torneira da entrada do parque.
-Use protetor solar,apesar do dia estar nublamo,o sol que aparecia entre as nuvens era muito forte.
- A entrada é gratuita.
- Não existe nenhum tipo de transporte público até o porque, se tu for sem condução(que foi nosso caso),a melhor maneira de ir,é pegando carona na saída da cidade para o cânion,que fica no final da rua principal,depois do centro de informação para o turista. Demos sorte e já conseguimos a carona no hostel mesmo.Fomos os primeiros a chegar nesse dia da visita,quando estávamos vindo embora,tinha muita gente circulando já pelo parque,então não haverá dificuldade para voltar de carona também.
Pode contratar o serviço das agências , ou taxista.Quando descemos do ônibus em Cambará,um taxista nos abordou e nos ofereceu o trabalho de nos levar até os cânios ficar nos esperando fazer a visita e retornar a cidade ,pelo valor de R$ 80,00 reais.
- O melhor horário para visitação é pela manhã, as chances de pegar o tempo aberto são muito maiores.
- De Cambará até a entrada do parque Nacional da Serra Geral são 20 km, os 10 primeiros de asfalto e os restante de estrada de terra e pedras.
- Se for com crianças;prestar muita a atenção ,cuidado ao passar por cima da cachoeira e ao andar no parque,não há nenhuma proteção das trilhas até a beira do cânion.
- Para fazer a trilha da cachoeira do Tigre Preto e da pedra do Segredo,não é necessário guia, assim como a trilha do mirante,mas se preferir pode contratar nas agências,há inúmeras que fazem esse serviço na cidade de Cambará.
- Leve consigo TODO o lixo que produzir.
-Nesse meu passeio por lá,não avistei sequer um papel no chão,não seja você o porcalhão e mal educado a largar lixo na NATUREZA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário